Participantes











Miguel M. Cruz
Miguel Meira e Cruz tem o título de Especialista Europeu em Medicina do Sono, coordenando a Unidade de Sono do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina e a secção portuguesa do Instituto Internacional de Melatonina. É o actual presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono e autor de publicações diversas na área.
Atelier
Sono e Cuidados Primários
Conferência
“Sono, Aprendizagem e Desenvolvimento”
Mesa redonda
Sono: Práticas e Estratégias


Cláudio D’Elia
Mestre (Msc) em Pediatria, pela Faculdade de Medicina da UFRJ, especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e em Pneumologia Pediátrica pela SBP e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), membro do Colégio da Especialidade de Pediatria da Ordem dos Médicos de Portugal e Pediatra (consultas externas de doenças respiratórias) no Centro Hospitalar de Setúbal.
Atelier
#1 Perturbação do Sono na criança e adolescente: como suspeitar?

Mafalda Leitão
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde; Psicoterapeuta; Pós-graduada em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Com formação especializada em Perturbações do Sono pela Clínica del Sueño Estivill (Barcelona) desde 2010 até à atualidade. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Perturbações do Sono (Lisboa e Porto) do PIN - Progresso Infantil e psicóloga no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Beatriz Ângelo.
Atelier
#2 Práticas de Educação e Promoção de Higiene do Sono

Eduard Estivill 
Pediatra e neurofisiologista, responsável pela unidade de Alterações do Sono do Instituto Universitário de Dexeus de Barcelona e coordenador das unidades do sono do Hospital Geral da Catalunha e da Clínica Incosol em Marbelha. Nas suas consultas são tratados todo o tipo de alterações do sono, como é o caso das insónias infantis e dos adultos, o ressonar com ou sem apneia (paragens respiratórias durante o sono), os sonambulismos, os pânicos nocturnos, o jet lag, etc.
Basicamente, atende pessoas que não dormem, que dormem de mais ou que não deixam dormir. Na sua Unidade de Alterações do Sono, uma organização com prestígio mundial, tem tido uma média de duas mil visitas por ano, juntamente com os seus colaboradores, Roberto Civeti e Victoria de la Fuente. Todos eles participam activamente em programas de investigação e ensaios clínicos de novos medicamentos e divulgam nos meios de comunicação os seus conhecimentos sobre o tema. O Dr. Eduard Estivill tem publicados vários livros, entre os quais se destaca Vamos para a Cama, com Montserrat Domènech, que trata o tema da insónia infantil em crianças entre os cinco e os treze anos.

Conferência Magistral
Sono, Cognição e Desenvolvimento


Sandra Marques 
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciê​ncias Médicas da UNL.
Especialista em Medicina Interna pela Ordem dos Médicos.
Diferenciação em Medicina do Sono e em Nutrição.​
Diretora Clinica e Coordenadora do departamento de Sono Clínica Lusíadas Almada; Especialista em medicina interna e Medica prescritora do método Pronokal. 
Mesa redonda
Sono: Práticas e Estratégias


Ofélia Libório
Profissionalizada em Educação de Infância, com especialização em Educação Especial e Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. Investigou as conceções de educadores e crianças sobre o brincar, em contextos educativos e a participação das crianças no desenvolvimento de conceções pedagógicas, durante profissionalização de educadores de infância. Desenvolveu a sua carreira profissional como educadora de infância em Jardins de Infância da rede pública do ME, foi professora de Educação Especial e coordenadora de Equipas Regionais de Educação Especial e ainda docente na Universidade de Aveiro. É atualmente educadora no Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste e coordenadora do Departamento Curricular de Educação Pré-Escolar do mesmo agrupamento.
Mesa redonda
Sono: Práticas e Estratégias


Rosa Maria Alves
Profissionalizada em Educação de Infância, com especialização em Administração Escolar e Educacional e Mestrado em Supervisão em Educação de Infância e 1º ciclo pela ESE do Porto. Investigadora na área da avaliação alternativa em Educação de Infância, é também formadora nesta área e em Gestão do Currículo, tendo feito várias comunicações em congressos internacionais. Ao longo da sua carreira foi também educadora cooperante da ESE de Fafe e coordenadora de várias escolas públicas. É docente desde 2004 no Agrupamento de Escolas de Vizela, bem como coordenadora do Departamento Curricular de Educação de Infância, do mesmo agrupamento.
Mesa redonda
Sono: Práticas e Estratégias


Helena Loureiro
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1988) e Mestre em Ciências do Sono pela Faculdade Medicina Lisboa da Universidade de Lisboa (2013).
Especialista em Pediatria Médica com Sub-Especialidade em Cuidados Intensivos Pediátricos;
Somnology expert pela European Sleep Research Society. Sub-especialidade de Intensivos Pediátricos Mestrado em Ciências do Sono pela Faculdade Medicina Lisboa. Sonologista pela European Sleep Research Society. 
Membro Fundador da APCMS e membro da APS Coordenadora e docente da Pós graduação em Cronobiologia e Medicina do Sono- CESPU Responsável pela Consulta Pediátrica de Patologia do Sono e do Laboratório de Sono Pediátrico do Hospital Fernando Fonseca e Hospital da Luz.
Conferência Magistral
Sono e Educação





Ricardo Santos 
Licenciado em Terapia da Fala. Mestre em Ciências da Fala e da Audição. Especialista em Terapia e Reabilitação. Prática Clínica no Hospital Privado da Trofa e no Hospital CUF, Porto. Coordenador do Plano Municipal de Saúde no Município de Santo Tirso. Professor Adjunto Convidado do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde (ESS-IPP). Professor Convidado em Mestrados e Pós-Graduações nas áreas da Motricidade Orofacial, Ciências da Fala, Ortodontia e Cirurgia Ortognática, em Universidades nacionais e internacionais. Inúmeras apresentações orais em eventos científicos nacionais e internacionais, na área da motricidade orofacial. Publicações em revistas científicas, capítulos de livros, livros de resumos de congressos. Coautor de três livros e Editor de dois livros na área da Terapia da Fala. Quatro prémios de Mérito Científico na área da Motricidade Orofacial. Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular (SPDOF) e anterior Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
Mesa Redonda
Promoção do Sono: Perspetivas e Condicionantes


Sílvia Silva
Psicóloga clínica, Perita em avaliação de abuso de menores, Psicoterapeuta, Pós graduada e Terapias cognitivo comportamentais, Formação especializada em Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Formação especializada em Dislexia Psicóloga no Instituto de Ação Social das Forças Armadas. Psicóloga e coordenadora do departamento de psicologia do Centro de Mediação de Conflitos de Torres Vedras. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Mesa Redonda
Promoção do Sono: Perspetivas e Condicionantes


Henrique Santos
Educador de Infância desde 1996, desenvolve, atualmente atividade docente na Sala Amarela do Jardim de Infância do Gradil (Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena, na Malveira).
Formador do Centro de Formação Rómulo de Carvalho, em Mafra, e colaborador na Academia de Formação MR Terapias.
Membro do movimento "Envolve-te", desenvolvendo atividades várias de formação, reflexão e análise pedagógica.
Mesa Redonda
Promoção do Sono: Perspetivas e Condicionantes


Cristina Pinto
Educadora de Infância, a trabalhar na rede Pública e há 28 anos que usa o Brincar como estratégia privilegiada para ensinar e aprender. Acredita no sono e nos sonhos das crianças…
…e nos seus também!
Mesa Redonda
Promoção do Sono: Perspetivas e Condicionantes

Sem comentários:

Enviar um comentário